O futebol amazonense de ontem para hoje se agitou de uma tal forma que foi até difícil pensar o que trazer de mais relevante para vocês que acompanham a coluna semanal por aqui. O São Raimundo, clube tradicional e centenário, teve uma das maiores rupturas da história mais recente do clube. Na tarde de segunda-feira (14), recebi o telefonema do Sr Janmes Alberto confidenciando em primeira mão que estava de saída do Tufão da Colina. Simplesmente, o maior investidor do clube dos últimos anos, estava dando adeus após algumas questões envolvendo a SAF que ele tanto quis implantar no São Raimundo e que não tem nem dois meses que foi anunciada.
Na ocasião, o mesmo relatou que estava a caminho da sede do São Raimundo para comunicar verbalmente a saída. De bom tom e em comum acordo, logo depois confirmou a saída e em seguida eu postei. Quis ele explicar o motivo de ficar de fora do seguimento da história do São Raimundo. E por ventura, na página do clube, logo depois veio a nota detalhando e ainda informando a primeira consequência do fim da parceria: o time da base do São Raimundo Sub-20 não vai participar do Amazonense deste ano.
À noite, um grupo de torcedores foi pacificamente até a sede social do São Raimundo para falar com o presidente do clube sobre essa ruptura com o Sr Janmes. Recebi alguns vídeos em que aparece alguns torcedores conversando educadamente com o presidente. Percebi que não existiu ali uma maneira transparente e verdadeira de explicar aos torcedores o que aconteceu porque acho que nem existe algo suavizador.
No cenário geral, o São Raimundo perde um importante apoio. A SAF que foi apresentada estimava um investimento de R$ 5 milhões de reais, mas que, precisava de aprovação e apoio do clube. E é aí que as coisas não andaram mais e chegaram ao fim. Considero uma pena gigantesca. Clubes como o São Raimundo não podem jamais deixar de apertar a mão de quem os ajuda. Clubes como o São Raimundo, com nome forte, precisam de parcerias fortes, palavras fortes e acima de tudo: ATITUDES FORTES.
Não estou aqui acusando e nem dizendo o que de fato aconteceu, porque além de eu não ter como provar, acho que ambos deveriam abertamente informar a sociedade e ao torcedor. Que é uma pena tudo isso, isso é. Até porque, o São Raimundo fecha um ciclo vitorioso e de apoio que tanto quis e por anos. Sua torcida fiel vai penar mais um tempo para entender o tamanho do estrago da ausência desta parceria. Parece que quanto mais perto o time tem de se reerguer, mais joga isso pela janela.
Quando perguntarem de vocês pelos clubes tradicionais e o que fizeram com eles, lembrem-se de mais esse capítulo. Não há, aqui, nenhum motivo que possa justificar o São Raimundo ter perdido uma parceria que desde que chegou, ligou e uniu o clube em todas as frentes. Mas, se o maior patrimônio do Tufão é sua torcida, novamente o time estará por eles que hoje estão recebendo a informação que perderam um baita apoio, aquele tipo de apoio que eles tanto queriam.
O que querem fazer do São Raimundo, gente?