O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (13) que o prefeito de Manaus já estaria em movimentação antecipada para a disputa ao Governo do Estado em 2026. A declaração foi feita por meio das redes sociais do parlamentar.
Segundo Cidade, o grupo político do prefeito demonstra comportamento típico de campanha, mesmo após a conclusão do último pleito municipal.
“Vejo a manifestação do grupo político do atual prefeito de Manaus, que já está em plena campanha. Acabaram de sair de uma eleição, o atual prefeito foi eleito, mas já está pensando em ser governador. O poder não está acima de tudo. Nós precisamos pensar no povo do nosso estado. E quem pensa em poder, tudo pelo poder, acaba se atropelando”, declarou.
O deputado estadual mais votado da história do Amazonas afirmou que o momento exige responsabilidade institucional e reflexão por parte da classe política.
“Eu tenho minha consciência tranquila de que sempre fiz uma política de construção, mas este é o momento da gente refletir e ver quem está pensando só em política e esquecendo de cumprir o seu papel constitucional que foi dado pelo povo. Acabou de sair de uma eleição e já pensa que pode ser governador. Não é assim. Eu acredito que as pessoas já estão vendo isso e nós precisamos refletir, porque é momento de união, de construção e acima de tudo, de muito trabalho, porque o povo do estado do Amazonas precisa de nós que estamos representando-os”, avaliou.
Janela partidária
Cidade destacou que ainda considera precoce a definição de candidaturas para as Eleições Gerais de 2026. De acordo com ele, a janela partidária terá início apenas no dia 4 de março e se estenderá até 4 de abril, período em que parlamentares podem mudar de legenda sem perda de mandato.
“Ainda tá muito cedo para definir quem vai ser candidato a governador, quem vai ser candidato a vice. É o momento de composições partidárias. A janela partidária abre no dia 4 de março e vai até o dia 4 de abril. Então, a gente tem que analisar com calma, ver o que é melhor para que a gente, que possa disputar e representar o povo do estado do Amazonas.”
Alinhamento político
Presidente do Diretório Municipal do União Brasil, Cidade também reforçou a defesa de manutenção de um grupo político coeso para o próximo ciclo eleitoral e mencionou alinhamento com o governador do Estado.
“E eu quero dizer aqui para vocês que irei caminhar com o povo e no que é melhor para o nosso estado. Somos grupo, entendo o posicionamento do governador Wilson Lima. Entendo que nós precisamos ter um grupo forte para ter pessoas boas, quadros bons para continuar defendendo a população do estado do Amazonas na Assembleia, no Congresso Nacional e os cargos mais importantes desse estado, que é o de governador e o de vice”, disse Roberto Cidade.
Até o momento, o prefeito de Manaus não havia se manifestado publicamente sobre as declarações do presidente da Aleam.
