Matérias
Mundo

China critica veto dos EUA à resolução da ONU sobre cessar-fogo em Gaza

Escrito por
Redação
February 21, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

As autoridades chinesas criticaram os Estados Unidos após o veto norte-americano ao projeto de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que exigia um cessar-fogo humanitário imediato na Faixa de Gaza. Pequim acusa Washington de dar “luz verde para que o massacre continue”. Já a Argélia, que apresentou o texto, sublinhou que “infelizmente o Conselho de Segurança falhou mais uma vez”.

O veto dos EUA foi motivado pelo receio de que a resolução pudesse prejudicar as negociações diplomáticas em curso, incluindo a libertação de reféns. Porém, nem todos os aliados dos EUA apoiaram a decisão. O embaixador francês na ONU lamentou que a resolução não tenha sido adotada “dada a situação desastrosa na região”.

Leia Também

A Faixa de Gaza enfrenta uma situação humanitária catastrófica após os ataques israelenses, e as Nações Unidas estimam que quase 1,5 milhão de pessoas na cidade de Rafah estão à beira da fome e da insegurança alimentar. Este é o terceiro veto norte-americano desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

No items found.