Matérias
Esporte

Chegou o dia. Vai começar o tão aguardado Barezão 2024

As equipes estão em reta final de preparação para mais uma temporada histórica do futebol baré

Escrito por
Larissa Balieiro
May 21, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

É, meus amigos. Nesta sexta-feira (19) começa o Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2024, o Barezão do meu coração, como eu gosto de chamar. É uma edição que, apesar de existir um grau alto deexpectativa quanto a competitividade, também evidencia o quanto as equipes estão bem distantes em planejamento.

Alguns times a gente olha e percebe que vai sobrar e outros que podem se arrastar. Ainda assim, eu prevejo um grande campeonato. Talvez o mais visto por conta do Amazonas FC que é o atual campeão brasileiro da série C e vai disputar a série B. Tem até mesmo o próprio Manaus que apesar do rebaixamento carrega um nome nacional devido ao seu feito de cinco anos atrás. As ambições das equipes também estão claras: querem calendário. Aí eu enumero o Nacional e Parintins que falam abertamente da necessidade de buscarem 2025 com várias competições nacionais. No interior, Princesa e Operário de Manacapuru chegam com status de não baixarem a cabeça: querem brigar de peito aberto. O Princesa com nova gestão e o Operário tentando mudar a imagem da temporada passada em que conseguiram marcar apenas dois gol se por um triz não foram rebaixados. 

Aí agora tem as três equipes que desenham as três vagas de rebaixamento para a série B. Isso mesmo, o Campeonato deste ano vai rebaixar três times e permitir apenas oito times na série A a partir de 2025. Alvorada, Rio Negro e São Raimundo assombraram todos com o fantasma da desistência. Todos chegaram próximo de não participarem do Barezão. Os planos começaram depois em meio a uma turbulenta ações de bastidores. É claro que o futebol é surpreendente, mas hoje de quem você perguntar sobre rebaixamento vão imaginar esses três times.

Lembrando que São Raimundo e Alvorada subiram este ano da B para a A do Barezão. O Rio Negro está na briga eterna política e jurídica, não tem evolução ali. Como eu disse a um amigo: eu não sei explicar o Rio Negro. Um time centenário e que brinca de ser desrespeitado, porque as vezes eu olho e acho absurdo não respeitar sua história ainda que as pessoas que lá estão não estejam respeitando o Galo.

Estou ansiosa por uma boa temporada do Barezão. Tentem acompanhar, garanto que vão gostar. O futebol é envolvente. Eu vou deixar aqui a lista dos jogos, vai que eu consigo a cia de algum de vocês.

 

Sexta-feira(19)

Princesa do Solimões x Alvorada

19h30

Estádio Gilbertão, Manacapuru

 

Sábado(20)

Nacional x São Raimundo

15h30

Estádio da Colina

 

Parintins x Operário

19h30

Estádio Chicão Garcia, Rio Preto da Eva

 

Domingo(21)

Amazonas x Manauara

15h30

Estádio Carlos  Zamith

 

Manaus X Rio Negro

15h30

Estádio da Colina

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas