O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) anunciou a ampliação da oferta de cursos técnicos para o Novo Ensino Médio (NEM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A partir deste ano, serão disponibilizados oito novos cursos, sendo eles: Técnico em Eletrônica, Automação Industrial, Estética, Nutrição e Dietética, Design, Saúde Bucal, Meio Ambiente e Zootecnia.
Além da ampliação das opções de cursos, o Cetam também adota um novo modelo de ensino. Os alunos passarão a realizar as aulas teóricas e práticas nas unidades do Cetam, ao invés das unidades da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde os cursos eram ofertados anteriormente. O novo formato deve atender às exigências dos cursos, que demandam maior carga horária de prática em laboratórios específicos.
De acordo com Renan Ribeiro, coordenador adjunto do NEM pelo Cetam, a alteração no modelo de ensino foi necessária devido à maior ênfase nas aulas práticas. “Teremos cursos como técnico em automação industrial, eletrônica, saúde bucal entre outros com mais conteúdos práticos na matriz curricular e que necessitam dos laboratórios especializados do Cetam”, destacou.
O Novo Ensino Médio (NEM) é uma reformulação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que tem como principal novidade a possibilidade de os alunos concluírem o Ensino Médio com uma qualificação profissional, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
Neste ano, o Cetam ofertará em oito escolas técnicas da instituição 680 vagas, distribuídas em 17 turmas, na capital e três no interior, para atender alunos da Secretaria de Educação.
Os municípios atendidos no interior são Benjamin Constant, Itacoatiara e Tefé, com carga horária de 1.200 horas divididas em 400 horas/ano ao longo dos três anos do Ensino Médio.
Saiba os cursos ofertados por unidade:
• Instituto Benjamin Constant (IBC): Técnico em Eletrônica e Técnico em Automação Industrial.
• Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison: Técnico em Estética e Técnico em Nutrição e Dietética.
• Escola de Educação Profissional Galileia: Técnico em Design Gráfico e Técnico em Informática.
• Escola de Formação Profissional Enfª Sanitarista Francisca Saavedra: Técnico em Saúde Bucal.
• Escola de Educação Profissional Aníbal Beça: Técnico em Eletrônica e Técnico em Automação Industrial.
• Itacoatiara – Escola de Educação Profissional Moisés Benarrós de Israel: Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Zootecnia.
• Benjamin Constant – Escola de Educação Profissional de Benjamin Constant: Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Nutrição e Dietética.
• Tefé – Escola de Educação Profissional José Márcio Ayres: Técnico em Rede de Computadores e Técnico em Nutrição e Dietética.