As inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas, edital nº 016/2025, foram prorrogadas até o dia 15 de janeiro. A iniciativa é do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A estimativa é apoiar 47 projetos, com investimento de até R$80 mil por projeto e até R$50 mil destinados a projetos de inovação, incluindo a concessão de bolsas de fomento tecnológico e de extensão inovadora.
As submissões de projetos devem ser realizadas na plataforma do Programa, além disso, os detalhes do edital podem ser acessados em pelo link. O Centelha é voltado para startups e empreendedores que desejam desenvolver soluções inovadoras em diferentes áreas do conhecimento.
O objetivo do programa é estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores. As propostas inovadoras podem ser submetidas ao Programa Centelha 3 por pessoas físicas sem empresa constituída e por pessoas físicas representantes de empresas formalmente constituídas, conforme critérios definidos no edital.

Sobre o programa
O Centelha 3 AM é executado pela Fapeam e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi.
Com a concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e bolsas, o Centelha 3 AM apoia a geração de empresas de base tecnológica a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Amazonas.
