Justiça

Caso Paulo Onça: suspeito de agredir e matar sambista passa por audiência de instrução hoje

O sambista morreu após mais de cinco meses internado; suspeito da agressão segue preso e deve ser ouvido em audiência nesta sexta (30)

Escrito por Redação
30 de maio de 2025
Foto: Francisco Bento/Rede Amazônica.

A Justiça do Amazonas iniciou nesta sexta-feira (30/5) a audiência de instrução do caso que envolve o comerciante Adeilson Duque Fonseca, acusado de agredir o sambista Paulo Onça após um acidente de trânsito ocorrido em Manaus. Com a morte do artista na última segunda-feira (26/5), em decorrência dos ferimentos causados pela agressão, a denúncia foi aditada, ou seja, alterada e ampliada para incluir novos fatos. Agora, Adeilson responde por homicídio qualificado.

O episódio ocorreu na madrugada do dia 5 de dezembro de 2024, quando o carro dirigido por Paulo Onça colidiu com o veículo de Adeilson na rua Major Gabriel, zona Sul da capital. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o sambista avança o sinal vermelho antes do impacto. Logo após o acidente, Adeilson desceu do carro e iniciou as agressões, deixando Paulo desacordado. O músico foi hospitalizado em estado grave e permaneceu internado até sua morte.

A audiência desta sexta-feira está sendo conduzida pelo juiz de direito Fábio Olintho de Souza. O Ministério Público (MP) é representado pelo promotor Marcelo Bitarães. O processo ocorre de forma híbrida, com parte das testemunhas sendo ouvidas presencialmente e outras por videoconferência. Neste momento, estão sendo colhidos os depoimentos das testemunhas de acusação indicadas pelo MP e de duas testemunhas arroladas pela defesa.

Há expectativa de que o interrogatório do réu ocorra ainda nesta primeira audiência. Caso todas as oitivas sejam concluídas, o juiz abrirá prazo para apresentação das alegações finais. Em seguida, será decidido se o acusado irá a julgamento por júri popular.

Matérias relacionadas