Com a capacidade de atender 30 pessoas que necessitam de proteção imediata, Manaus recebeu nesta última sexta-feira, 27, a "Ycamiabas", uma casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência ou de vulnerabilidade social. O espaço está localizado no bairro Aparecida, Zona Sul da capital.
Conforme explica a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a casa tem o objetivo de fornecer abrigo e assistência necessária para mulheres e seus filhos. Ainda conforme a Semasc, a unidade funciona apenas mediante encaminhamento de algum dos órgãos do sistema de proteção.
“Vamos receber essas mulheres e daremos a elas condições de superar esse ciclo de violência, de superar este direito que foi violado. Esse é um local de recomeços”, destacou Eduardo Lucas, secretário da Semasc.
Apoio
O espaço, que conta com seis dormitórios, disponibilizará abrigo temporário às mulheres e a seus filhos por até 90 dias. Além disso, os acolhidos contarão com o apoio e orientações de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas para apoiá-los nesse processo de recuperação emocional.
“Estamos preparados para funcionar de domingo a domingo, de forma ininterrupta. Também temos parcerias para favorecer o empoderamento feminino no sentido econômico, porque nós entendemos que o ciclo da violência só é rompido com a autonomia, e essa autonomia é caracterizada fortemente pela economia, pelo emprego e pela renda”, afirmou Graça Prola, subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos.