O Instituto Butantan anunciou oficialmente nesta sexta-feira (23) que está encerrando o desenvolvimento da Butanvac, a vacina contra a covid-19 que vinha sendo testada pela instituição. A decisão foi tomada após os estudos clínicos da Fase II, envolvendo 400 voluntários, apresentarem resultados insatisfatórios em comparação com outras vacinas já disponíveis no mercado.
Segundo o comunicado do Butantan, a Butanvac conseguiu dobrar a quantidade de anticorpos nos participantes 28 dias após a aplicação. No entanto, a meta inicial era alcançar uma produção de anticorpos quatro vezes maior, resultado que já foi obtido por outras vacinas aprovadas e em uso no país.
O diretor do Instituto Butantan, o epidemiologista Esper Kallás, destacou que a decisão de interromper o projeto foi baseada em rigorosos critérios científicos.
“O ensaio clínico cumpriu seu papel. No Butantan, respeitamos profundamente os processos e resultados científicos. Quando afirmamos que uma vacina é eficaz, é porque os estudos comprovaram isso. Neste caso, a imunogenicidade esperada não foi alcançada, o que nos levou a suspender o desenvolvimento e focar em rotas mais promissoras,” explicou Kallás no comunicado.
A Butanvac, conhecida internacionalmente como NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. O projeto utilizava tecnologias já dominadas pelo Butantan na produção de vacinas contra a gripe, empregando ovos de galinha para a produção dos antígenos.