Matérias
Mundo

Brasileiras presas injustamente na Alemanha serão indenizadas pelo estado de Hessen

Kátyna Baía e Jeanne Paolini permaneceram 38 dias presas em Frankfurt sob acusação falsa de tráfico de drogas

Escrito por
Thiago Freire
March 05, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução/Instagram

A Justiça da Alemanha determinou que o estado de Hessen indenize as brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini, que foram injustamente presas em Frankfurt sob a acusação falsa de transportar 40 kg de cocaína em suas bagagens. O casal permaneceu detido por 38 dias em 2023.

Leia Também

O caso das brasileiras chamou a atenção após investigações da Polícia Federal do Brasil revelarem que as malas com a droga não pertenciam a elas. As etiquetas das bagagens foram trocadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde as duas fizeram escala.

Kátyna e Jeanne embarcaram para uma viagem de férias de 20 dias na Europa, com destinos na Alemanha, Bélgica e Holanda, para comemorar a conclusão da residência veterinária de Paolini na Universidade de Brasília (UnB).

"Ainda iremos discutir que valores serão pagos e isso irá acontecer na segunda parte do processo", afirmou a advogada Chayane Kuss de Souza, que representa as brasileiras na Alemanha.

Segundo a defensora, cada uma das brasileiras terá direito a pelo menos 75 euros por dia de prisão injusta, conforme determina a legislação local. Isso significa que cada uma deverá receber ao menos 2.850 euros, aproximadamente R$ 15,3 mil, na cotação de segunda-feira (4).

A ação criminal contra as brasileiras na Justiça alemã foi encerrada em dezembro do ano passado, após provas demonstrarem que as malas apreendidas com a droga não eram delas. As imagens das bagagens despachadas por Kátyna e Jeanne em Goiânia comprovaram a troca de etiquetas em Guarulhos.

O caso das brasileiras faz parte da Operação Iraúna da Polícia Federal em Goiás, que investiga uma quadrilha que troca etiquetas de bagagens para enviar drogas ao exterior.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas