Matérias
Brasil

Brasil irá à reunião convocada pela Arábia Saudita para discutir a guerra da Ucrânia

Encontro visa buscar apoio de países em desenvolvimento para encerramento do conflito

Escrito por
July 31, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (31) que o Brasil aceitou o convite da Arábia Saudita para participar da reunião nos dias 5 e 6 de agosto, na cidade de Jidá, para discutir a guerra da Ucrânia. Representantes da Ucrânia e de outros 30 países, incluindo Brasil, Índia, Indonésia, Egito, Chile e Zâmbia, foram convidados para o encontro.

O objetivo da iniciativa saudita é buscar apoio de países em desenvolvimento para a busca de uma solução pacífica para o conflito. A expectativa é que a reunião possa levar a uma cúpula de paz no final de 2023, onde líderes assinariam uma carta de princípios compartilhados para o encerramento da guerra. O documento serviria como apoio à Ucrânia em futuras negociações de paz com a Rússia.

Ainda não está claro quantos países enviarão representantes para a reunião. No entanto, alguns já confirmaram a participação, como Reino Unido, África do Sul e Polônia, além da União Europeia. O Brasil ainda não definiu quem comporá sua delegação e representará o governo brasileiro no encontro.

A reunião na Arábia Saudita é uma nova tentativa da Ucrânia de obter apoio internacional, especialmente de países em desenvolvimento, que têm mantido uma posição neutra em relação ao conflito. A presença de representantes de diversos países pode ser um passo importante para encontrar uma solução pacífica para a guerra na Ucrânia.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas