Matérias
Mundo

Brasil inicia preparativos para cúpula do G20

O evento faz parte de uma extensa agenda que incluirá mais de 120 eventos ao longo do ano

Escrito por
Thiago Freire
January 09, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Brasil está se preparando para a Cúpula do G20, marcando o início das reuniões preparatórias com foco no empoderamento de mulheres. O encontro está agendado para 18 de janeiro e contará com a participação de emissários pessoais dos líderes do G20.

Os Grupos de Trabalho (GTs) incluem representantes dos governos dos países-membros e de organizações internacionais, supervisionando as negociações e discutindo a agenda da cúpula.

Ao todo, quinze GTs abordarão uma variedade de temas, desde combate à corrupção, transições energéticas até desenvolvimento, pesquisa e inovação. As reuniões, que começaram em dezembro do ano passado, ocorrerão via videoconferência em janeiro e fevereiro.

A segunda fase envolverá reuniões técnicas e presenciais de março a junho em diversas cidades brasileiras, enquanto a terceira fase contemplará reuniões ministeriais, presenciais, entre agosto e outubro. A conclusão dos trabalhos do G20 Social será apresentada durante a Cúpula Social em novembro, seguida pela Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro.

O calendário divulgado pelo governo brasileiro destaca mais de 120 eventos ao longo do ano, incluindo 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais até a realização da cúpula.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas