Matérias
Saúde e Bem Estar

Brasil é o país que mais se preocupa com o bem-estar mental, diz pesquisa

Globalmente, as pessoas dizem que pensam com mais frequência no bem-estar físico (71%)

Escrito por
Letícia Misna
December 20, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

De acordo com a pesquisa World Mental Health Day 2023, realizada pelo Instituto Ipsos em 31 países este ano, a maior parte dos brasileiros diz pensar sobre seu bem-estar mental com frequência (75%) e acredita que ele é tão importante quanto o bem-estar físico (73%).

Apesar de estarem cientes da importância de ambos os temas, 43% das pessoas entrevistas no Brasil têm a percepção de que o sistema de saúde do país dá mais importância à saúde física.

Além disso, 76% dos brasileiros afirmam que o estresse teve um impacto significativo em suas vidas. Esse número é maior do que a média global, de 62%. A pesquisa também aponta que 74% dos brasileiros sentiram-se tão estressados a ponto de não conseguir lidar com as situações, e 65% relataram sentir-se deprimidos quase todos os dias durante algumas semanas ou mais.

Globalmente, as pessoas dizem que pensam com frequência no bem-estar físico (71%), em comparação com 58% que dizem que pensam com frequência em seu bem-estar mental.

Mas, as pessoas na América Latina são particularmente mais propensas a pensar sobre sua saúde mental que no resto do mundo. Com exceção da África do Sul (75%), os outros países nos primeiros lugares desse ranking são da região sul-americana: Brasil, com 75%; Colômbia, 72%; Argentina, 71%; Peru, 69%.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas