Matérias
Esporte

Brasil Busca Manter Hegemonia nos Jogos do Parapan em Santiago

Cerimônia de abertura marca início dos Jogos Parapan-Americanos no Chile, reunindo 1.927 atletas de 33 países em 17 modalidades. Brasil almeja manter liderança no quadro de medalhas.

Escrito por
Thiago Freire
November 17, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, serão oficialmente abertos nesta sexta-feira (17), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional. O evento reúne 1.927 atletas de 33 países, competindo em 17 modalidades até o próximo dia 26 de novembro.

O Brasil defende sua hegemonia na liderança do quadro de medalhas do Parapan, iniciada em 2007, quando o Rio de Janeiro sediou o evento. Em Lima (Peru), há quatro anos, os brasileiros alcançaram um recorde de 308 pódios, sendo 124 deles dourados.

“A primeira grande competição de um atleta paralímpico é o Parapan. Tive o prazer de competir em quatro edições e contribuir com medalhas em todas elas. Os 124 ouros de Lima serão o número mágico [para alcançar em Santiago]”, afirmou o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson Nascimento.

Com 132 estreantes em Parapan na delegação brasileira, a atiradora Tércia Figueiredo, que integra a seleção de tiro com arco, destaca a importância da competição. Ela tem a missão de garantir uma das vagas da modalidade para a Paralimpíada de Paris em 2024.

Ao todo, o Brasil disputará vagas paralímpicas em oito modalidades, incluindo basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e goalball. A exceção fica por conta do futebol de paralisados cerebrais, que não faz parte da Paralimpíada desde 2016.

A delegação brasileira, composta por 324 esportistas, sendo 288 do Bolsa Atleta, representa o país com força e determinação em Santiago. Boa sorte aos atletas brasileiros nesta jornada esportiva! 🏅🇧🇷 #Parapan #Esportes #BrasilNoTopo

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas