Política

Bosco Saraiva confirma pré-candidatura pelo PSD à Aleam e avalia cenário político

Atual superintendente da Suframa afirma que deixará o cargo para disputar vaga no partido de Omar Aziz

Escrito por Redação
12 de fevereiro de 2026
Foto: Reprodução

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, confirmou em entrevista exclusiva ao Diário da Capital que pretende disputar uma das 24 vagas para deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A declaração foi feita nesta quinta-feira (12), em meio às primeiras movimentações para o pleito de 2026. Filiado ao PSD, partido do senador Omar Aziz, Bosco afirmou que deixará o cargo dentro do prazo legal para concorrer.

Eu me afastarei dentro do período regular da Suframa para me juntar ao senador Omar Aziz na luta de retomada do governo, porque há muito o que fazer pelo nosso povo da capital e do interior. Se o meu partido me aprovar na convenção, eu disputarei uma das vagas da Assembleia Legislativa do Amazonas. Eu quero estar dentro do meu estado, aqui próximo do meu povo, da capital, especialmente do interior do estado, para ajudar na reconstrução de setores como o setor primário”, declarou.

Segundo o superintendente, o fortalecimento do setor primário e das políticas voltadas ao interior devem estar entre as prioridades da eventual campanha e do mandato, caso seja eleito.

Atualmente, o PSD não possui representação na Aleam.

Sobre o momento político, Bosco avaliou que as articulações são naturais neste período.

“É natural esse processo político agora. Está chegando a hora das definições. Naturalmente, há uma movimentação nesse sentido, um princípio de indicação, de definição, mas a definição na verdade ocorre quando as convenções, que estão previstas para julho e agosto, forem feitas. Até aqui encaro de forma muito natural devido ao tempo que já convivo no meio da política local”, afirmou.

Trajetória

Bosco Saraiva iniciou a carreira política como vereador, em 1992, chegando à presidência da Câmara Municipal de Manaus. Também foi deputado estadual e vice-governador do Amazonas, em 2017, além de ter assumido a Secretaria de Segurança Pública. Em abril de 2023, tomou posse como superintendente da Suframa.

A eventual candidatura do atual dirigente da autarquia federal acrescenta novo elemento ao cenário político estadual, especialmente pelo histórico de atuação tanto no Executivo quanto no Legislativo. Essa é para o dia, mas pode ser mais tarde,

Matérias relacionadas