Matérias
Brasil

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar informações do CadÚnico

O não atendimento desta condicionante pode implicar na suspensão do benefício

Escrito por
Rhyvia Araujo
January 20, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Beneficiários do programa Bolsa Família devem ficar atentos para a necessidade de atualização das informações do Cadastro Único. Mudanças de endereço, telefone de contato e composição familiar, nascimento de uma criança, falecimento de um familiar ou casamento, são alguns dos dados que devem ser atualizados. O não atendimento desta condicionante pode implicar na suspensão do benefício.

“É importante que as famílias estejam com o Cadastro Único atualizado. A revisão das informações deve ser feita sempre que houver alguma mudança na composição familiar, na renda ou em outros dados relevantes. Para aqueles que tiveram o Bolsa Família suspenso, a recomendação é procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da área de abrangência para regularizar a situação”, destacou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas.

Manaus conta com 20 CRAS distribuídos em todas as zonas da cidade, além de três unidades descentralizadas, localizadas no Shopping Phelippe Daou, na Galeria Popular Espírito Santo e na sede da Semasc. O agendamento do atendimento pode ser feito aqui.

CadÚnico

O Cadastro Único é a principal ferramenta para a seleção de beneficiários de programas sociais, incluindo o Bolsa Família. Nele, as famílias informam os dados exigidos para a análise e concessão dos benefícios. A falta de atualização pode levar à suspensão do Bolsa Família, impactando diretamente a vida de quem depende desse auxílio para suprir necessidades básicas, razão pela qual é fundamental que os beneficiários estejam atentos à regularidade de suas informações no sistema.

Entre as condicionalidades para não ter o benefício suspenso, além da manutenção do cadastro atualizado, estão: manter o cadastro atualizado, acompanhamento do calendário nacional de vacinação, frequência escolar, realização do acompanhamento pré-natal e acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos.

Milhares de brasileiros que dependem do Bolsa Família para garantir o sustento de suas famílias estão enfrentando a suspensão do benefício devido à falta de atualização do Cadastro Único.

No items found.