A banda brasileira de death metal Crypta, composta por Fernanda Lira (voz e baixo), Luana Dametto (bateria), Tainá Bergamaschi (guitarra) e Jéssica di Falchi (guitarra), recentemente fez história ao estrear nas paradas da Billboard com o seu segundo álbum de estúdio, intitulado "Shades of Sorrow". Essa conquista ressalta a crescente proeminência da banda no cenário musical internacional.
A entrada da Crypta nas paradas da Billboard aconteceu em duas categorias distintas:
- Top Current Album Sales: Nesta lista, que compreende os novos álbuns mais comercializados nos Estados Unidos no formato de "vendas puras" (que incluem mídia física, como CD e LP, e download digital, excluindo streaming) durante uma semana específica, a Crypta alcançou a 71ª posição. Foram vendidas mil unidades de "Shades of Sorrow" nos EUA durante a primeira semana de lançamento, entre 4 e 10 de agosto de 2023.
- Emerging Artists: Na categoria de "Emerging Artists", que destaca os artistas "emergentes" que conquistaram números expressivos em vendas puras e streaming durante a semana, a Crypta alcançou a 41ª colocação. Embora os números específicos não tenham sido detalhados, essa posição evidencia o impacto da banda.
A publicação online da Billboard destacou a conquista da Crypta em um artigo, assinado por Xander Zellner, que descreveu o feito da seguinte maneira:
"A banda brasileira de death metal, de São Paulo, conseguiu sua primeira aparição nas paradas, graças ao seu segundo álbum de estúdio, 'Shades of Sorrow'. Lançado em 4 de agosto pelo selo austríaco Napalm Records, o grupo estreia na 71ª posição da parada Top Current Album Sales, com mil unidades do trabalho vendidas. (...) A Crypta é composta por Tainá Bergamaschi (guitarra), Luana Dametto (bateria), Jéssica di Falchi (guitarra) e Fernanda Lira (baixo/vocal)."
Essa conquista coloca a Crypta ao lado de raros nomes brasileiros que já figuraram nas paradas da Billboard. Entre esses nomes, destaca-se a gigante do thrash metal Sepultura, que alcançou reconhecimento com álbuns como "Arise" (1991) e "Chaos A.D." (1993).
Para a Crypta, a entrada nas paradas da Billboard representa um importante reconhecimento internacional e a consolidação de seu trabalho no cenário do metal extremo. O sucesso de "Shades of Sorrow" nas paradas dos Estados Unidos é mais um marco na carreira da banda e um reflexo do impacto que ela tem conquistado entre os fãs de metal ao redor do mundo.