Matérias
Cultura e Entretenimento

Bailarina amazonense representará povo Yanomami em desfile do Salgueiro

Cleia Santos é integrante do Corpo de Dança do Amazonas (CDA)

Escrito por
Letícia Misna
January 15, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Cleia Santos, bailarina do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), participará do desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro. A artista fará parte da comissão de frente, representando o povo indígena Yanomami, com o enredo “Hutukara”.

“Eu me sinto representando todos os povos indígenas na avenida e é de uma responsabilidade e uma força muito grande. Acho que isso se dá pelas questões que eu vivo. Eu tenho sangue indígena, que é muito latente na minha vida. A gente vai fazer um trabalho incrível e será um desfile muito potente e representativo”, enfatiza Cleia.

Levando um tema reflexivo para a Marquês de Sapucaí, a agremiação salgueirense pretende levantar a bandeira pela defesa da Amazônia. A escola de samba denuncia problemas como saúde pública, garimpo, desnutrição e malária, que ainda persistem na terra indígena Yanomami, apesar das medidas de ajuda ao longo desse período.

Com direito a estátua na penúltima alegoria, o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, mortos em junho de 2022, nas proximidades do município de Atalaia do Norte, no Amazonas,  serão lembrados pela Acadêmicos do Salgueiro. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, além de outras lideranças indígenas, também participará do desfile da vermelha e branca, em fevereiro.

Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas