A atleta Samara Macena, representante da Vila Olímpica de Manaus, conquistou a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos feminino sub-18 durante o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e realizada entre os dias 7 e 8 de junho, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Com o tempo de 56,13 segundos na final, Samara registrou o melhor desempenho de sua carreira e assumiu a liderança do ranking nacional da categoria. A atleta iniciou sua trajetória no atletismo em 2021, a partir de uma seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros. Desde então, vem acumulando resultados expressivos, como sua primeira medalha fora do estado, conquistada no Troféu Norte-Nordeste 2024.
Em declaração após a prova, Samara destacou o nível da disputa e a superação pessoal durante a corrida.
“A competição foi bem disputada. No início, esperava um ritmo mais controlado, mas percebi que as adversárias estavam muito fortes. Então, decidi me superar e consegui melhorar minha marca pessoal, alcançando o primeiro lugar”, afirmou.
A atleta também já projeta os próximos desafios. Entre eles, aguarda a convocação para o Campeonato Ibero-Americano, no Paraguai, e se prepara para o Campeonato Brasileiro Sub-20, além de buscar uma vaga no Sul-Americano da mesma categoria, previsto para o segundo semestre.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, destacou o papel da estrutura esportiva estadual no desempenho dos atletas. “A Vila Olímpica de Manaus cumpre um papel fundamental na formação de talentos”, afirmou.
Além da vitória de Samara, o Amazonas também subiu ao pódio com outras duas atletas na competição:
🥈 Sarah Mesquita conquistou a prata no salto em altura, com 1,66 metro;
🥉 Maria Paula Falcão garantiu o bronze no lançamento de dardo, ao atingir a marca de 40,43 metros.
