Um ataque russo matou uma pessoa e causou estragos em um terminal de carga portuário na Ucrânia, durante a madrugada desta quinta-feira (27), segundo autoridades locais. O bombardeio foi registrado na região de Odessa, no sul do país.
Segundo o governador regional de Odessa, a vítima que morreu trabalhava como guarda. Ele disse ainda que o míssil foi disparado de um submarino, diretamente do Mar Negro.
Natalia Humeniuk, porta-voz do comando militar do sul da Ucrânia, disse que uma tempestade durante a noite ajudou a Rússia no ataque.
Os portos da região de Odessa estão sendo alvos de ataques russos desde que Moscou rompeu um acordo de grãos que mantinha com a Ucrânia, no dia 17 de julho.
No dia 21 de julho, por exemplo, um ataque contra terminais de grãos de Odessa destruiu toneladas de produções de ervilha e cevada da Ucrânia, além de deixar duas pessoas feridas.
O acordo de grãos suspenso pela Rússia permitia a Ucrânia fazer exportações e escoar a produção agrícola por meio do Mar Negro.
A Rússia disse que vai considerar como potencial alvo militar qualquer navio flagrado na região com destino à Ucrânia.
Além de Odessa, nos últimos dias, a região portuária de Mykolaiv também tem registrado ataques. Ambas as regiões possuem acesso ao Mar Negro.