Homens armados fizeram um ataque surpresa a uma escola na Nigéria, sequestrando aproximadamente 280 alunos. O incidente ocorreu logo após o término das aulas.
Leia Também
Autoridades do estado de Kaduna, onde a cidade está localizada, confirmaram o sequestro, mas o número exato de alunos ainda não foi divulgado.
Os pais das vítimas relataram que os homens armados abriram fogo indiscriminadamente ao chegarem ao local, antes de levar os alunos para uma área de mata próxima e desaparecerem. Um indivíduo foi confirmado como morto durante o ataque, mas não há informações sobre feridos. Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo incidente e nenhum suspeito foi capturado.
Sani Abdullahi, um professor da escola, relatou que alguns funcionários e alunos conseguiram escapar. No entanto, o número total de desaparecidos ainda não foi confirmado pelas autoridades. Dezenas de familiares das vítimas se reuniram em busca de informações e ações imediatas por parte das autoridades.
Os sequestros em massa são lamentavelmente comuns na Nigéria, particularmente em áreas rurais do noroeste do país. Embora tenham começado com ataques liderados pelo grupo extremista Boko Haram, agora são perpetrados por uma variedade de organizações criminosas em busca de resgates financeiros.
Este incidente ocorre quase uma década após o infame sequestro de mais de 250 meninas em Chibok, no nordeste da Nigéria, pelo Boko Haram, um evento que gerou indignação global e ainda há vítimas desaparecidas.
A Anistia Internacional condenou o ataque em Kaduna e pediu que as autoridades nigerianas reforcem a segurança nas escolas, ressaltando que essas instituições deveriam ser ambientes seguros para as crianças. O presidente Bola Tinubu, que assumiu o cargo em 2023, enfrenta o desafio de conter a violência e melhorar a segurança em um país assolado por conflitos e instabilidade econômica.