Arqueólogos que trabalhavam em escavações em um cemitério romano com cerca de 2 mil anos de idade, na região de Gaza, fizeram uma descoberta significativa nesta segunda-feira (24). Ao todo, foram encontradas 125 tumbas, com a maioria dos esqueletos ainda intactos.
De acordo com o Ministério de Antiguidades da Palestina, a equipe de arqueólogos também encontrou dois raros sarcófagos de chumbo durante as escavações. Um dos sarcófagos apresentava decoração com imagens de uvas, enquanto o outro estava decorado com golfinhos. A descoberta dos sarcófagos de chumbo é considerada inédita na região de Gaza.
O território palestino, apesar de empobrecido, tem uma rica história arqueológica, tendo sido um importante centro comercial para civilizações desde os antigos egípcios até os filisteus mencionados na Bíblia, passando pelo Império Romano e pelas cruzadas.
Fadel Al-A'utul, especialista da Escola Francesa de Pesquisa Bíblica e Arqueológica, que está supervisionando o trabalho em conjunto com a agência de ajuda francesa Premiere Urgance International, expressou sua empolgação com a descoberta. Ele afirmou que é a primeira vez que um cemitério com 125 túmulos é encontrado na Palestina, além de ser a primeira vez em Gaza que sarcófagos de chumbo são descobertos.