Uma cadela passou cerca de uma hora com a cabeça presa entre pilastras de concreto em uma residência no bairro São José, zona Leste de Manaus, até ser resgatada por militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), na noite de terça-feira (10/02).
O caso ocorreu por volta das 23h30, quando o animal, chamado Kira, ficou agitado ao avistar um gato e acabou introduzindo a cabeça no vão estreito da mureta da casa. Ao tentar se soltar, ficou presa.
A tutora, a professora Paula Suellen, 35 anos, relatou o momento de tensão.
“Ela conseguiu prender a cabeça dela entre duas pilastras de concreto pesado. Nós tentamos por mais de uma hora tirar ela daquela situação, só que nós não conseguimos e a ideia final foi chamar o Corpo de Bombeiros”, explicou Paula.
Sem sucesso nas tentativas iniciais, a família acionou o 193. Ao chegar ao local, a guarnição avaliou a estrutura e iniciou um trabalho delicado para evitar ferimentos no animal.
Os bombeiros utilizaram marreta e esmerilhadeira para quebrar parte da coluna da mureta e cortar a ferragem interna, abrindo espaço suficiente para a retirada da cadela.
“Tivemos que fazer tanto a quebra da coluna como o corte da ferragem para termos acesso ao animal. E fazendo esse corte com segurança, protegendo o animal, nós o retiramos e entregamos à tutora sem qualquer tipo de alteração. Foi muito gratificante ver a felicidade do tutor pela retirada do animal”, afirmou o sargento Jorge Coelho, chefe da guarnição que atendeu a ocorrência.
Quatro militares e uma viatura participaram do resgate. Kira foi retirada sem ferimentos e devolvida à família.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em situações semelhantes, a população acione imediatamente o serviço de emergência pelo 193 para evitar que tentativas improvisadas agravem o risco para o animal.
