A Polícia Civil do Amazonas prendeu em flagrante, na tarde de segunda-feira (2), um homem de 40 anos suspeito de praticar maus-tratos contra um cachorro no bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus. As agressões teriam causado fraturas nas pernas do animal, que também foi encontrado em estado de extrema magreza.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), após o recebimento de uma denúncia relatando a prática criminosa. Segundo a delegada Juliana Viga, os policiais se deslocaram até o endereço indicado e ouviram moradores da área.
“Com base nas informações recebidas, nossa equipe policial se dirigiu ao local indicado. Em conversa com vizinhos do suspeito, eles relataram que o homem agredia constantemente os cachorros que mantinha no imóvel”, afirmou.
No local, os agentes encontraram um cachorro com cerca de cinco meses de idade, com dificuldades de locomoção. O animal não tinha acesso a alimento, água nem a um espaço adequado para permanecer, além de apresentar sinais evidentes de desnutrição.
“Também foi constatado que o local onde o suspeito e o animal foram encontrados poderia estar sendo utilizado como ponto de venda de drogas. Diante dos fatos, o homem foi preso e conduzido à Dema para os procedimentos cabíveis”, relatou Juliana Viga.
O suspeito deve responder pelo crime de maus-tratos a animais, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Registro de ocorrência
Casos de maus-tratos a animais podem ser registrados diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, na zona centro-sul da capital, ou no Distrito Integrado de Polícia (DIP) mais próximo do local da ocorrência.
As denúncias também podem ser feitas pelos telefones (92) 3667-7741, da Dema; 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além da Delegacia Virtual, no endereço eletrônico http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
