Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) anunciaram novas parcerias para fortalecer a segurança pública no Brasil. Em um dos projetos já em andamento, R$ 318 milhões foram destinados ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), com o objetivo de combater a criminalidade e proteger a região amazônica. O valor foi disponibilizado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, com a expectativa de que novos aportes sejam realizados no futuro, podendo alcançar até R$ 1 bilhão.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacaram que as parcerias se alinham ao papel da instituição financeira e à necessidade de segurança pública para garantir a estabilidade econômica e o investimento estrangeiro no país. “A segurança pública tem uma relação direta com a eficiência econômica e com o Custo Brasil”, afirmou Mercadante.
Além do Plano Amazônia, estão sendo discutidas outras iniciativas, como a regularização fundiária de áreas indígenas e quilombolas e a modernização do sistema prisional, com a criação de linhas de financiamento e fundos de investimento específicos para a segurança pública. Mercadante também antecipou a realização de um seminário em outubro, em parceria com o Supremo Tribunal Federal (STF), para debater temas relacionados à segurança jurídica e pública.