Entre 2023 e 2024, o Amazonas registrou uma significativa diminuição nos casos de homicídios, roubos a transportes públicos e veículos. Segundo o Anuário da Segurança Pública de 2025, divulgado na quinta-feira (29/5) pelo governador Wilson Lima, o número de homicídios caiu 15,9% no período, passando de 1.254 para 1.055 casos.
“Estamos lançando esse material que é técnico, científico, baseado nos números que tivemos nos últimos anos, um material que traz não apenas números, mas uma demonstração de um trabalho integrado, de um planejamento e decisões que são assertivas”, afirmou o governador Wilson Lima.

A publicação também revelou uma queda expressiva de 29,79% nos roubos de veículos, que diminuíram de 1.205 para 846 ocorrências. Já os roubos a ônibus na capital registraram redução ainda maior: 38%, com os casos caindo de 1.456 para 892.

Outro destaque do anuário foi a eliminação de ocorrências de roubo nas rotas do Distrito Industrial entre setembro de 2024 e abril de 2025, período em que os registros caíram de 37 para zero.
Também houve queda de 14,48% nos roubos de celulares, com os casos passando de 26.690 para 22.825. Mais de 2.100 aparelhos foram recuperados por meio do sistema “Recuperafone”, ferramenta utilizada para rastrear e devolver dispositivos às vítimas.
