Matérias
Política

Amom Mandel nega relação com empresa investigada por deepfake contra prefeito

Deputado Amom Mandel nega vínculo com empresa investigada por deepfake contra prefeito de Manaus

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 15, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Após ser apontado por contratar os serviços da Sacada Produções, agência de publicidade investigada pela Polícia Federal (PF) por deepfake contra o prefeito de Manaus, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) se defendeu das alegações.

A equipe de Amom Mandel conversou com a reportagem do Diário da Capital e negou qualquer tipo de contratação do parlamentar com a empresa investigada pela Operação Nirmata.

“O deputado federal Amom Mandel nunca teve nenhum tipo de contrato de prestação de serviços firmado com a Sacada Produções. Nunca houve nenhum trabalho realizado pela Sacada para o parlamentar”, diz trecho da nota.

Mas, ao ser questionada se o partido Cidadania é quem teria firmado os contratos com a agência de publicidade, a equipe de Amom Mandel ignorou as indagações.

Leia Também

Entenda

As especulações de que Amom Mandel teria fechado contratos com a Sacada Produções surgiram durante esta quarta-feira (14), após a mídia local também apontar que Rodrigo Barbosa Maia, cunhado do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), seria um um dos nove investigados pela Operação Nirmata.

Além de ter proximidade familiar com o parlamentar, Rodrigo Maia também teria o cargo de Diretor de Documentação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Procurada, a ALEAM e a equipe de Roberto Cidade não responderam aos questionamentos feitos pelo Diário da Capital.

Já o nome do deputado Amom Mandel entra no caso ao ser classificado pela mídia local por ser “contratante” dos serviços da principal investigada pela Polícia Federal. Na época, o delegado da PF, Rafael Grummt, chegou a afirmar que as agências investigadas teriam forte vínculo firmado entre políticos. “São públicas as relações deles (empresas) com certos grupos políticos… Então não seriam empresas avulsas, elas já têm um vínculo eleitoral”.

A Sacada Produções passou a ser alvo da Operação Nirmata, deflagrada pela PF no dia 9 de fevereiro. Além dela, mais duas agências de publicidades, dois advogados, um designer e um ex-assessor da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) estariam envolvidos na criação do áudio falso feito por ferramentas de inteligência artificial que circulou em dezembro de 2023, imitando a voz do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) onde atacava os professores da rede municipal.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas