Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União a nomeação dos primeiros 250 peritos médicos federais aprovados no concurso público realizado em fevereiro. Entre os estados contemplados está o Amazonas, que contará com o reforço de 20 novos profissionais, elevando em 62,5% a capacidade operacional da perícia médica no estado.
Atualmente, o Amazonas possui 32 peritos médicos em atividade. Com a chegada dos novos servidores, esse número passará para 52. Segundo o ministério, a medida é essencial para acelerar os atendimentos nas Agências da Previdência Social e reduzir a fila do INSS, especialmente nas regiões com maior demanda.
Cinco municípios amazonenses receberão os novos peritos:
- Manaus;
- Iranduba;
- Itacoatiara;
- Manacapuru;
- Parintins.
Na Região Norte, onde há maior tempo de espera para perícias, serão 88 novos peritos, elevando a capacidade regional em 46,56%.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, os novos peritos atuarão onde há maior carência de atendimento e a espera por uma perícia é maior.
“A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, declarou o ministro.
A distribuição das vagas considerou critérios como o tempo médio de espera, a demanda reprimida e a localização estratégica das agências. Após a publicação das nomeações, os profissionais devem apresentar a documentação e tomar posse nas próximas semanas. A expectativa é de que todos estejam em exercício ainda no mês de agosto.