No dia 28 de agosto de 2022, o Amazonas FC conquistou um inédito acesso à série C do Campeonato Brasileiro. Um time de apenas quatro anos de fundação, escreveu um novo capítulo na história do futebol amazonense.
Há um ano, esse feito era comemorado e testemunhado por pouco mais de cinco mil pessoas no estádio Carlos Zamith. O aurinegro enfrentou a Portuguesa (RJ) em dois jogos. O primeiro, no Rio de Janeiro e ficou no 1 a 1. A onça decidiu o acesso em casa e venceu por 3 a 2. Mérito da espetacular campanha que fez o time amazonense na primeira fase ao se classificar em primeiro lugar no geral. Possibilitou que buscasse o acesso em casa.
A festa foi gritante e linda naquele domingo de 28 de agosto. Contrariando um cenário do eixo sobre os clubes do Norte, o Amazonas chegou na série C em seu primeiro ano de participação na série D.
O projeto do Amazonas não parou aí, o técnico Rafael Lacerda - estreante no futebol amazonense, teve o contrato renovado, bem como o artilheiro e capitão da Onça, o meia Rafael Tavares. Após um acesso, o aurinegro queria mais e se propôs a mais. Em 2023, chegou atropelando no estadual e conquistou o inédito título do Barezão.
A história do Amazonas é muito peculiar, principalmente porque ousam. Os recursos os acompanham, os investimentos. Vários adeptos ao clube. O time aplica aquilo que recebe e da retorno. Para a série C, em sua primeira participação, anunciou o atacante Sassá. O atleta é hoje artilheiro da equipe com 14 gols.
O Amazonas entrou na série C em um confronto diante do Brusque, fora de casa. Foi uma estreia com derrota, bem parecida com a estreia deles no estadual deste ano. Mas aí, aos poucos, o time foi se arrumando, se ajustando a essa nova realidade.
Com duas rodadas de antecedência, garantiu a classificação para o quadrangular final da série C. Tem um elenco grande de mais de 40 atletas, muita qualidade técnica e um exército para o técnico Rafael Lacerda ousar.
Os adversários do Amazonas serão: Botafogo (PB), Paysandu e Volta Redonda. A estreia é diante do Botafogo no estádio Almeidão.
Quantos de vocês que estão lendo, não sonham também com outro feito da Onça? Será que estamos diante de mais um acesso?
Vamos aguardar. A história por si, vai contar.
Beijos!
Larissa Balieiro