Esporte

Amazonas FC demite Márcio Zanardi para retorno de Aderbal Lana após oito meses

Aderbal Lana retorna ao comando técnico para o restante da temporada

Escrito por Larissa Balieiro
29 de outubro de 2025
Fotos: João Normando

Márcio Zanardi não é mais o técnico do Amazonas FC. Próximo de completar 20 jogos e um ciclo de turno com a equipe aurinegra, o comandante não seguirá no comando técnico da Onça. Restam quatro jogos para o fim da série B e o time continua no Z4. A saída dele ocorre após derrota para o Athletico-PR pela 34ª rodada da competição. A informação foi oficializada pelo Amazonas no começo da tarde desta quarta-feira (29/10). 

Para o lugar, Aderbal Lana retorna ao comando técnico para o restante da temporada. O treinador começou o ano com o time aurinegro no Barezão, mas saiu logo após a eliminação na Copa do Brasil. 

O próximo compromisso do Amazonas na série B é diante do Cuiabá pela 35ª rodada, neste domingo (2/11), a partir das 15h, no estádio Carlos Zamith, em Manaus.

Bastidores

Conforme apurado, a saída do técnico Márcio Zanardi foi definida ainda na terça-feira (28) e existia há algumas rodadas o planejamento pela troca internamente. O treinador foi comunicado do desligamento em uma reunião na manhã desta quarta-feira. 

O técnico Aderbal Lana, que seguia na folha de pagamento do Amazonas na função de coordenador de futebol, esteve no treino dos não relacionados na terça-feira (28) dando indícios que assumiria novamente a função como comandante da Onça.

Treinadores

Aderbal Lana retorna ao comando técnico do Amazonas após oito meses da sua última passagem. Depois dele, Eduardo Barros assumiu em fevereiro e foi campeão amazonense com a Onça e começou a série B com a equipe aurinegra. Após dois meses ele foi demitido e Guilherme Alves assumiu o time amazonense e ficou no comando por apenas três meses. Em julho Márcio Zanardi assumiu e ficou por 19 jogos.

Colunista

Larissa Balieiro

Larissa Balieiro

Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.

Matérias relacionadas