Pela penúltima rodada da fase de grupos do Barezão Sicredi 2026, Amazonas e Manauara se enfrentam nesta quarta-feira (18), às 20h, no estádio Carlos Zamith. O confronto reedita a final de 2023, quando, pela primeira vez na era profissional do futebol amazonense, duas equipes que ainda não haviam vencido o estadual disputaram o título.
Campeão naquela ocasião, o Amazonas já conquistou o primeiro turno nesta edição. Na rodada anterior, também no Zamith, o clube aurinegro empatou por 0 a 0 com o Itacoatiara e ocupa a segunda colocação do Grupo A no segundo turno, com um ponto.
Dona da segunda melhor defesa do Barezão 2026, a Onça sofreu apenas três gols na competição — todos de cabeça, após cobranças de escanteio. A equipe não é vazada há três partidas, período em que o goleiro Renan assumiu a titularidade no lugar de João Lopes. Em contrapartida, o setor ofensivo não balança as redes há dois jogos.
Invicto no torneio, o Amazonas pode conquistar o terceiro título estadual com mais quatro partidas, desde que termine a fase de grupos do segundo turno na liderança do Grupo A e vença semifinal e final, garantindo o troféu sem necessidade de decisão geral. Para isso, precisa superar o Manauara, atual líder da chave.
Pelo lado do Robô da Amazônia, a equipe iniciou o segundo turno com vitória por 2 a 1 sobre o RPE Parintins, na Arena da Amazônia. O Manauara pode confirmar a liderança do Grupo A com uma rodada de antecedência, desde que vença o Amazonas e o duelo entre Itacoatiara e RPE Parintins termine empatado, no estádio Floro de Mendonça.
Este será o oitavo confronto entre as equipes. O retrospecto favorece o Manauara, com três vitórias, três empates e uma derrota — justamente na final do Barezão 2023. Para o duelo, o técnico Paulinho Kobayashi não contará com o zagueiro Éverson Bispo, expulso na última rodada.
Além da disputa pela classificação no segundo turno, o Manauara também mira a tabela geral. O terceiro e o quarto colocados garantem vaga na Copa do Brasil de 2027. O terceiro ainda assegura participação na Série D de 2027, já que o Amazonas, campeão do primeiro turno, disputa a Série C. Atualmente, o Robô ocupa a quarta posição na classificação geral.
