Matérias
Educação

Alunos de escolas públicas de Manaus poderão realizar intercâmbio no Japão

A Universidade de Tsukuba, localizada na província de Ibaraki, é uma das instituições parceiras desse projeto

Escrito por
Thiago Freire
August 06, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação

Na segunda-feira (5), as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Profº. Djalma da Cunha Batista e Profª. Jacimar Da Silva Gama, situadas na zona Sul de Manaus, receberam a visita de Alvaro Kanasiro, diretor administrativo da Universidade de Tsukuba, Japão. Kanasiro veio apresentar o programa “Study in Japan”, que oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais.

O programa, promovido pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakusho: MEXT) do governo japonês, convida estudantes de diversos países a estudar no Japão desde 1954. A Universidade de Tsukuba, localizada na província de Ibaraki, é uma das instituições parceiras desse projeto.

Silvia Porfírio, coordenadora Distrital de Educação 2 (CDE 2), destacou a importância da visita. “Receber a visita e poder apresentar aos estudantes essa oportunidade de bolsas de estudo é especial, pois muitos não tinham conhecimento dessa possibilidade. Estamos muito felizes e esperamos que o programa seja um sucesso”, afirmou.

Na EETI Djalma Batista, a visita começou com uma reunião entre Alvaro Kanasiro, o diretor da escola José Félix da Costa Filho, e representantes da Coordenação de Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação. Após a reunião, Kanasiro visitou as salas de aula, observando a rotina dos alunos. Ele explicou que a visita foi motivada por uma reportagem da NHK japonesa que destacava a existência de uma escola bilíngue em Manaus. “Fiquei curioso sobre a escola e decidi visitar. Estou impressionado com o trabalho dos professores e da equipe pedagógica, e muito interessado em conhecer os alunos também”, disse Kanasiro.

Na EETI Jacimar Gama, Kanasiro conheceu os projetos desenvolvidos com os estudantes do Ensino Médio, incluindo festivais de Bon Odori e aulas de Kendo. Ele também realizou uma palestra sobre as bolsas de intercâmbio para alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Beatriz Coelho, coordenadora de ensino bilíngue da EETI Jacimar Gama, comentou sobre a importância da visita. “Foi crucial para os alunos conhecerem mais sobre o projeto de bolsas para cursos técnicos e de graduação na Universidade de Tsukuba. Apresentamos nossos trabalhos e atividades, como o Bon Odori, e também compartilhamos nossos dados sobre alunos que saíram da escola e hoje fazem parte do corpo docente da Ufam (Universidade Federal do Amazonas)”, disse Beatriz.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas