A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) anunciou que irá convocar, de forma imediata, os 100 primeiros colocados no concurso público da Casa. A informação foi confirmada pelo presidente do parlamento estadual, Roberto Cidade (União Brasil), durante a sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo de 2026, realizada na manhã desta terça-feira (3/2).
Segundo Roberto Cidade, o resultado final do certame será divulgado até esta quinta-feira (5/2). A convocação faz parte do processo de fortalecimento da estrutura administrativa da Aleam e ocorre após a conclusão das etapas do concurso realizado pela Casa.
“O ano de 2025 foi marcado por avanços significativos e, em 2026, seguiremos trabalhando para entregar ainda mais resultados à população amazonense”, afirmou o presidente.
A solenidade também marcou o encerramento do recesso parlamentar e a abertura da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura. O evento contou com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil), que chegou minutos após o presidente da Casa e foi recepcionado pelo público presente na área externa do parlamento.
Durante o discurso, Roberto Cidade destacou que a agenda legislativa de 2026 seguirá priorizando pautas de relevância social, o fortalecimento institucional da Assembleia e a tramitação célere de projetos com impacto direto na vida da população.
“Nossa premissa é garantir rapidez e responsabilidade na análise de matérias que tragam benefícios reais para o cidadão. Vamos manter uma Assembleia produtiva, com diálogo e transparência”, declarou.
Ano eleitoral
Mesmo em ano eleitoral, o presidente assegurou que o funcionamento da Aleam não será prejudicado. De acordo com ele, as sessões legislativas seguirão ocorrendo normalmente, apesar do aumento de agendas políticas dos parlamentares nos municípios do interior do estado.
“Vamos cumprir nossas sessões legislativas, como sempre. Todos nós concorreremos a cargos públicos, mas aqui prevalece o compromisso com o trabalho, com a Casa do Povo e com o respeito à população que nos confiou esse mandato”, afirmou.
