Nesta segunda-feira (31/3), a partir das 14h, o sistema do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará aberto para o agendamento do procedimento de castração de cães e gatos. O acesso às vagas é exclusivo pelo site, aqui.
Para conseguir realizar a castração, o tutor deve fazer o cadastro com informações pessoais e do animal no site do CCZ. “Somente após a conclusão do cadastramento será possível agendar o procedimento cirúrgico”, alertou por meio de comunicado.
A ação engloba cães e gatos, mas o objetivo é castrar o maior número de felinos, como ação de combate e prevenção da esporotricose, uma vez que o felino é o principal transmissor da zoonose. “A castração é importante para controlar o número de casos”, salienta o diretor do CCZ, Rodrigo Araújo.
Para fazer a cirurgia de castração, os animais domésticos precisam ter idade acima de 5 meses, estar em boas condições de saúde (livre de carrapatos, pulgas e outros parasitas), e cumprir jejum de seis horas de água e comida antes da cirurgia.
Em caso de dúvidas, o CCZ disponibiliza o número (92) 98842-8359 para orientações.