Política

“A prefeitura não tem inimigo, tem fiscalizador”, ressalta Amauri Gomes sobre sua atuação como vereador 

"A prefeitura não tem inimigo, tem fiscalizador", ressalta Amauri Gomes sobre atuação como vereador

Escrito por Kataryne Dias
31 de outubro de 2025
Foto: Bruno Gonçalves/Diário da Capital

Após tomar posse na Câmara Municipal de Manaus (CMM), assumindo a vaga da professora Jaqueline (UB), que se tornou deputada estadual após a deputada Joana Darc assumir a recém-criada Secretaria de Proteção Animal do Estado (SEPT), o vereador Amauri Gomes (UB) destacou seu compromisso com o mandato na casa legislativa. A declaração foi dada em entrevista à Edição Especial do programa Agente Político, exibida nesta sexta-feira (31/10).

O parlamentar explicou que, mesmo antes de assumir oficialmente a cadeira, já desempenhava um trabalho semelhante ao de um vereador. Há cerca de 10 anos, ele vem cobrando o poder público, fiscalizando e atuando de forma integrada. Agora, com a cadeira na Câmara, terá condições de ampliar essas ações e contar com alguns recursos e privilégios que o cargo proporciona. 

“É como eu sempre digo, eu não entro para fazer, eu já fazia, e agora eu tenho a oportunidade de fazer muito mais”, destacou. 

Segundo Amauri, suas atividades na CMM serão voltadas para a fiscalização do Executivo, com o objetivo de viabilizar a criação de políticas públicas relacionadas às pautas que defende, como: 

  • Proteção aos animais de rua;
  • Combate ao abandono;
  • Maus-tratos;
  • Questões ambientais.
Foto: Bruno Gonçalves/Diário da Capital

Implementação de projetos 

Além disso, destacou que já existem alguns projetos em andamento, como a implementação de um abrigo para animais em Manaus, que terá mais estrutura e possibilitará a integração com outros órgãos de segurança da cidade, reforçando 

“O vereador tem praticamente a função de obrigar o Executivo a criar políticas públicas. Se o Executivo não fizer o que tem que ser feito, nós vamos denunciar na tribuna e levar ao conhecimento da população que alguém não está cumprindo sua parte, e não pode ser eu, né?”, destacou.

Políticas públicas e atuação 

O vereador destacou que está realizando levantamentos de causas relacionadas a políticas públicas. Ele ressaltou que não terá nenhum vínculo de atuação com a base do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e que seu trabalho será voltado para a fiscalização do Executivo. 

Segundo ele, se a prefeitura identificar e corrigir erros, ótimo; caso contrário, ele continuará atuando para cumprir seu papel de fiscalizador, reforçando que não há possibilidade de compor a base da prefeitura, enfatizando que sua atuação será firme diante das ineficiências da gestão municipal. 

Confira a entrevista completa em: 

Matérias relacionadas