Teremos em pouco mais de um mês, mais uma edição do Campeonato Amazonense de Futebol. Serão oito clubes brigando pelo título e por tabela, o calendário. Após quase uma década, os jogos iniciarão bem cedo, no dia 10 de janeiro. Apurando um pouco de cada clube, observo uma sequência invariável de preparação dos times amazonenses para cumprir essa programação. E eu devo admitir, tenho achado um clube mais organizado que todos – de novo: o Manauara EC.
Mas, antes de eu falar do Robô e sua crucial organização, preciso evidenciar que nem sempre quem começa primeira consegue chegar melhor ao campeonato. Dois anos atrás, o RPE Parintins foi a primeira equipe a iniciar os treinos físicos e, na prática, o time “morreu” cedo no cansaço do tempo entre um jogo e o outro. No caso do Manauara, o time tem ensaiado há pelo menos duas temporadas elevar seu nível de preparação. Na lista do que precisa para você fazer uma boa temporada, o Robô tem dado todos os check-lists possíveis, mas lá, no campo, a parada não engrenou como achávamos. Então digamos que, em 2026, olho o time mais cascudo sabendo o que presta e não presta.
O atual campeão, Amazonas, vem de uma temporada bagunçada como foi o futebol do clube. A pré-temporada será no Nordeste e falam que é novamente no CT do Retrô, em Recife. O time vai se apresentar no dia 15/12, com menos de 30 dias da sua estreia diante do São Raimundo. E falando no Tufão, o time vem bem modesto após saída do seu principal investidor dos últimos anos e só começa os trabalhos essa semana.
Respondendo à pergunta que fiz lá no começo da coluna, não vejo os times em sincronia de tempo. Uns já estão em vantagem e outros vão procurar por ela no decorrer da pré-temporada. É preocupante tendo em vista que o Barezão começa no dia 10 de janeiro. O ano de 2026 vai começar numa quinta-feira e na semana útil seguinte já estaremos vivendo a expectativa da competição. Ainda nem vou explicar pra vocês como estão as demais equipes, mas a bem da verdade é: o tempo certo dos clubes está relativo. Pela divulgação, apenas Manauara, Manaus, RPE Parintins iniciaram os trabalhos. Já me sussurram que o Nacional está em preparação.
Espero que eles, os clubes, achem logo esse tempo certo para a preparação do maior Barezão de todos os tempos, assim esperamos!
Colunista
Larissa Balieiro
Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.
