A etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), iniciou nesta quarta-feira (12) e vai até 14 de março de 2025 no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), em Manaus. O evento é dividido em quatro etapas:
- Conferências Livres;
- Municipais ou Intermunicipais;
- Estaduais e Nacional.
O tema central da conferência é a emergência climática, com foco nos eventos extremos cada vez mais frequentes. Podem participar cidadãos, organizações da sociedade civil (OSC), movimentos sociais e governos locais.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma oportunidade importante para discutir a realidade da região Amazônica.
“Poder discutir desafios e soluções específicas da região Amazônica é um avanço muito esperado por nós em relação ao panorama nacional das leis ambientais. As conferências estaduais possibilitam que instituições, povos tradicionais e representantes da sociedade civil tenham voz ativa nesse debate. E é claro que obedeceremos às diretrizes de gênero e etnia, para justamente trazer mais foco às pessoas mais necessitadas de justiça climática”, detalhou.