Meio Ambiente

28 delegados do Amazonas são eleitos para a Conferência Nacional de Meio Ambiente

Também foram definidas 20 das 325 propostas de políticas ambientais enviadas por 23 municípios do estado.

Escrito por Rhyvia Araujo
17 de março de 2025
Foto: Divulgação/Semsa

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), que aconteceu nos dias 12 a 14 de março, elegeu 28 delegados para representar o Amazonas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para ocorrer de 6 a 9 de maio, em Brasília. Durante o evento, também foram definidas 20 das 325 propostas de políticas ambientais enviadas por 23 municípios. As iniciativas serão somadas às propostas de outros estados, com o objetivo de contribuir com legislações, programas governamentais e políticas públicas nacionais voltadas à emergência climática.

O encontro, que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), teve como principal objetivo propor soluções e agregar na construção das políticas ambientais, em especial, daquelas voltadas ao combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Foto: Divulgação/Semsa

Fabrícia Arruda, secretária executiva adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ressaltou a importância das propostas e dos delegados eleitos. 

“Chegamos ao final de três dias de muito trabalho, em que foram escolhidas as 20 propostas, dentre as mais de 300 apresentadas, que serão levadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente, podendo se transformar em políticas concretas para a nossa população. Nós temos certeza que as ideias que saíram daqui, bem como os delegados eleitos, vão representar muito bem o Estado do Amazonas”, afirmou.

Delegados e propostas para o Amazonas

No segmento da sociedade civil, os delegados eleitos foram:

  • Cristiane Amaral Sales Telles
  • Leandra da Silva Ribeiro – Manaus
  • Luiz Henrique Vasconcelos de Lima
  • Rayan Arcanjo Moriz
  • Maria do Socorro Ferreira da Silva
  • Maria do Socorro Ferreira Barroso 
  • Josilene Monteiro Jeffres
  • Marcelly Benarros Milome 
  • Nilcinha de Jesus A. Ferreira
  • Zenaide Ferreira Azevedo
  • Daniel de Carvalho Moraes
  • Elaine Crisna Gomes de Andrade
  • Israel Wilter Dourado Cabral
  • Marcilei Pinto da Silva
  • Sidneia Cardoso Fontes

Já no segmento do poder público, os eleitos foram:

  • Cleudson Rodrigues Gomes
  • Maria Edilene Neride Sousa
  • Olavo de Angiolis Silva 
  • Joel Bentes Araújo Filho
  • Maria Aparecida Viana Andrade 
  • Solange Pereira do Nascimento

E no segmento do setor privado, os delegados são:

  • Andreza Carvalho Ferreira
  • Antonio José de Nascimento Fernandes
  • Laemanuel Mustaffa Paes de Lemos
  • Núbia Maria Gonzaga da Silva
  • Rosi Bastada Silva
  • Thalita Maria das Dores 

Já as propostas, que serão levadas à Conferência Nacional, abordam questões urgentes e práticas para o futuro do meio ambiente no Amazonas, como a criação de um fundo para adaptação e preparação para desastres climáticos, o incentivo à agroecologia e aos sistemas agroflorestais, além da promoção de políticas de educação ambiental em todos os níveis de ensino.

Também foram discutidas iniciativas para o fortalecimento da governança ambiental e a implementação de soluções sustentáveis nas comunidades ribeirinhas e indígenas.

A conferência foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), e outras instituições como a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Embrapa e Sebrae.

Veja a lista completa das propostas clicando aqui

Matérias relacionadas