A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), que aconteceu nos dias 12 a 14 de março, elegeu 28 delegados para representar o Amazonas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, marcada para ocorrer de 6 a 9 de maio, em Brasília. Durante o evento, também foram definidas 20 das 325 propostas de políticas ambientais enviadas por 23 municípios. As iniciativas serão somadas às propostas de outros estados, com o objetivo de contribuir com legislações, programas governamentais e políticas públicas nacionais voltadas à emergência climática.
O encontro, que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), teve como principal objetivo propor soluções e agregar na construção das políticas ambientais, em especial, daquelas voltadas ao combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Fabrícia Arruda, secretária executiva adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ressaltou a importância das propostas e dos delegados eleitos.
“Chegamos ao final de três dias de muito trabalho, em que foram escolhidas as 20 propostas, dentre as mais de 300 apresentadas, que serão levadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente, podendo se transformar em políticas concretas para a nossa população. Nós temos certeza que as ideias que saíram daqui, bem como os delegados eleitos, vão representar muito bem o Estado do Amazonas”, afirmou.
Delegados e propostas para o Amazonas
No segmento da sociedade civil, os delegados eleitos foram:
- Cristiane Amaral Sales Telles
- Leandra da Silva Ribeiro – Manaus
- Luiz Henrique Vasconcelos de Lima
- Rayan Arcanjo Moriz
- Maria do Socorro Ferreira da Silva
- Maria do Socorro Ferreira Barroso
- Josilene Monteiro Jeffres
- Marcelly Benarros Milome
- Nilcinha de Jesus A. Ferreira
- Zenaide Ferreira Azevedo
- Daniel de Carvalho Moraes
- Elaine Crisna Gomes de Andrade
- Israel Wilter Dourado Cabral
- Marcilei Pinto da Silva
- Sidneia Cardoso Fontes
Já no segmento do poder público, os eleitos foram:
- Cleudson Rodrigues Gomes
- Maria Edilene Neride Sousa
- Olavo de Angiolis Silva
- Joel Bentes Araújo Filho
- Maria Aparecida Viana Andrade
- Solange Pereira do Nascimento
E no segmento do setor privado, os delegados são:
- Andreza Carvalho Ferreira
- Antonio José de Nascimento Fernandes
- Laemanuel Mustaffa Paes de Lemos
- Núbia Maria Gonzaga da Silva
- Rosi Bastada Silva
- Thalita Maria das Dores
Já as propostas, que serão levadas à Conferência Nacional, abordam questões urgentes e práticas para o futuro do meio ambiente no Amazonas, como a criação de um fundo para adaptação e preparação para desastres climáticos, o incentivo à agroecologia e aos sistemas agroflorestais, além da promoção de políticas de educação ambiental em todos os níveis de ensino.
Também foram discutidas iniciativas para o fortalecimento da governança ambiental e a implementação de soluções sustentáveis nas comunidades ribeirinhas e indígenas.
A conferência foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), e outras instituições como a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Embrapa e Sebrae.
Veja a lista completa das propostas clicando aqui.