O Governo do Amazonas informou que as forças de segurança apreenderam 25,7 toneladas de drogas entre janeiro e maio de 2026, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 17,7 toneladas de entorpecentes. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que atribui o resultado à ampliação das ações de inteligência, monitoramento e combate ao crime organizado.
Segundo o governo estadual, a Operação Segurança Presente tem desempenhado papel central nesse avanço, com atuação integrada das polícias Civil e Militar, além do apoio da Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e recursos tecnológicos empregados em todo o território amazonense. Entre os investimentos destacados estão as bases fluviais, lanchas blindadas e o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) para reforçar a fiscalização nos rios.
Mais da metade das apreensões registradas neste ano ocorreu em operações fluviais. Ao todo, 13,4 toneladas de drogas foram interceptadas pelas Bases Fluviais Arpão, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 309 milhões às organizações criminosas. As estruturas atuam em municípios estratégicos como Coari, Barcelos, Itacoatiara e Parintins, além de apoiar operações em outras regiões do estado.
Entre as ações de maior impacto está uma operação realizada em fevereiro, nas proximidades de Manacapuru, que resultou na apreensão de 4,3 toneladas de entorpecentes, além de armas, munições, embarcações e motores. A ação contou com a participação de forças estaduais, federais e internacionais, reforçando a cooperação no enfrentamento ao narcotráfico na Amazônia.
A SSP-AM também projeta ampliar os resultados com a recente transformação da Companhia de Operações Especiais (COE) em Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A medida permitirá o fortalecimento da estrutura operacional da unidade, com investimentos em efetivo especializado, inteligência e novas tecnologias voltadas ao combate às organizações criminosas.
