Em um dos confrontos mais aguardados das quartas de final do Campeonato Carioca, Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo (15), às 16h30, no estádio Nilton Santos. Será o primeiro clássico entre as equipes na temporada, em momentos distintos.
O Botafogo iniciou o ano cercado de incertezas, tanto pela venda de jogadores quanto pela demora na resolução do transfer ban. Em campo, no entanto, a equipe teve início consistente, terminando a fase de grupos do Carioca na liderança do Grupo B e goleando o Cruzeiro na estreia do Campeonato Brasileiro.
O cenário mudou nas últimas quatro partidas. O time comandado por Martín Anselmi sofreu derrotas para Fluminense, Grêmio, Vasco e novamente para o Fluminense, em confronto recente pelo Brasileirão. Diante da sequência negativa, o Glorioso deve ir com força máxima, mesmo tendo pela frente o Nacional Potosí-BOL, na próxima quarta-feira (18), pela pré-Libertadores, em jogo disputado a 3.885 metros acima do nível do mar.
O Flamengo, por sua vez, encerrou antecipadamente a pré-temporada da equipe principal após resultados insatisfatórios do time sub-20 no Carioca. Com dificuldades, o Rubro-Negro garantiu a última vaga do Grupo B ao golear o Sampaio Corrêa por 7 a 1 na rodada final da fase classificatória.
No Brasileirão, o clube soma uma vitória, um empate e uma derrota. Para o clássico, o técnico Filipe Luís pode contar com o retorno do meia-atacante Luiz Araújo, que não atua desde o fim de janeiro devido a dores musculares na coxa direita.
Assim como o rival, o Flamengo deve escalar força máxima antes do duelo contra o Lanús-ARG, na próxima quinta-feira (19), em Buenos Aires, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana, competição que reúne os campeões da Libertadores e da Sul-Americana.
