Polícia

Produtos de limpeza com rótulos falsos eram fabricados na zona norte de Manaus

Operação da Polícia Civil, Procon e Vigilância Sanitária apreende saneantes irregulares e lacra imóvel na Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus

Escrito por Redação
11 de fevereiro de 2026
Um Inquérito Policial foi instaurado para apurar os crimes de falsificação de produtos saneantes e comercialização de produtos impróprios para consumo (Foto: Divulgação/PC-AM)

Produtos de limpeza com rótulos falsificados e sem licença sanitária estavam sendo fabricados e comercializados na zona norte de Manaus. A irregularidade foi identificada durante operação realizada nesta quarta-feira (11/02) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), em ação conjunta com o Procon Manaus e a Vigilância Sanitária (Visa Manaus), na avenida Autaz Mirim, bairro Cidade de Deus.

Segundo a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), a investigação teve início após denúncia encaminhada à Ouvidoria da Polícia Civil por meio da plataforma Fala.BR. A informação indicava que o estabelecimento produzia saneantes clandestinamente e utilizava rótulos de marcas regularizadas para dar aparência de legalidade aos produtos.

No local, os fiscais encontraram galões e garrafas envasados sem rotulagem, com substâncias de origem desconhecida, além de itens com prazo de validade vencido. Também foram apreendidos rótulos impressos em papel adesivo pertencentes a empresas de outros estados, o que, segundo a autoridade policial, confirma a prática de falsificação.

De acordo com o delegado Rafael Guevara, a equipe constatou a atividade ilegal durante a fiscalização. Os produtos foram apreendidos, o imóvel lacrado e o responsável autuado. Todo o material recolhido foi encaminhado para perícia.

Um Inquérito Policial foi instaurado para apurar os crimes de falsificação de produtos saneantes e comercialização de produtos impróprios para consumo.

Matérias relacionadas