Além de atender crianças atípicas, o Centro Sensorial Dr. Hamilton Cidade, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também se consolidou como um espaço de acolhimento para mães e responsáveis que acompanham os filhos durante atendimentos médicos e terapias. A iniciativa foi acompanhada de perto, nesta segunda-feira (9/2), pelo presidente do Legislativo, o deputado estadual Roberto Cidade (UB).
“É muito gratificante ver que estamos mudando vidas com o nosso Centro de Inclusão. Aqui, as crianças estão recebendo o melhor atendimento possível e as mães, a maioria são mulheres que acompanham, também estão recebendo suporte. Elas, em sua maioria, abdicam de trabalho, estudos, lazer e isso, em algum momento acaba sendo pesado demais. Aqui elas estão recebendo acompanhamento de psicóloga e realizando atividades em grupo para que possam se fortalecer”, pontuou o parlamentar.
Uma das pessoas que se sente amparada pelo Centro Sensorial Dr. Hamilton Cidade é Diva dos Santos, mãe de Antônio Prado, de 6 anos. Segundo ela, os encontros com outras mães e com a profissional de Psicologia têm permitido maior autoconhecimento, além de ajudar a lidar com os desafios com mais tranquilidade, sobretudo no processo de adaptação à rotina de uma criança atípica.
“Cada uma tem a sua história e as trocas são importantes. Uma delas disse que já estava no limite e eu entendo. Estou aprendendo sobre esse novo mundo agora, faz pouco tempo que descobri que meu filho tem TDAH e TEA. Tenho outro filho de 16 anos, estou em processo de separação e sem conseguir trabalhar fora porque o Antônio demanda demais e ele quer a mãe dele. Sou eu para tudo e eu me dedico a ele e às coisas dele com todo o amor. Apesar de ser difícil, eu sei que preciso ‘mergulhar’ no mundo dele e fazer com que tenha a melhor qualidade de vida possível. Sou extremamente grata pela oportunidade que o meu filho está tendo no Centro Sensorial. Não sei o que faria se não fosse isso”, declarou.
Outra mãe que destaca a importância do serviço é a servidora Rafaela Lopes, mãe de Emanuela, de 5 anos, e dos gêmeos Heitor e Henrique, de 3 anos. Ela está em fase de conclusão do diagnóstico das crianças e relata a dificuldade em encontrar profissionais especializados, além dos altos custos para o acompanhamento adequado.
“Uma consulta com o neurologista é R$ 800 e uma terapia, em média é R$ 250, e as crianças não precisam de terapia apenas uma vez. Aqui nesse Centro, além dos profissionais de qualidade, a gente encontra acolhimento. Vamos começar o atendimento em TDAH dos três com uma equipe multidisciplinar agora, mas já tive ajuda do neurologista e os meus filhos estão sendo atendidos maravilhosamente bem. Esse Centro é um projeto muito especial, que vai atender muitas famílias que, assim como a minha, possuem crianças atípicas. Estou muito feliz e esperançosa de que esse espaço vai ajudar muita gente”, afirmou.
Centro de Inclusão Sensorial
Inaugurado em dezembro de 2025, o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade representa um avanço no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Amazonas, tornando a Aleam a segunda Casa Legislativa do país a oferecer atendimento especializado voltado a pessoas com transtornos do desenvolvimento.
A estrutura dispõe de sete consultórios para atendimento ambulatorial e equipes multiprofissionais, formadas por nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos, entre outras especialidades voltadas ao desenvolvimento sensorial e motor.
O Centro homenageia o ex-deputado, médico pediatra e radialista Hamilton Maia Cidade, que integrou a 11ª Legislatura da Aleam entre 1987 e 1990.
