Amazonas e Nacional entram em campo neste domingo (8), às 17h, para decidir o primeiro turno do Barezão Sicredi 2026. A final será disputada na Arena da Amazônia e reúne duas equipes que chegam invictas à decisão.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria da Arena, com valores de R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). A partida terá transmissão ao vivo pela plataforma N Sports, no YouTube.
O confronto é uma reedição da final do Campeonato Amazonense de 2025, quando o Amazonas FC venceu o Nacional FC por 2 a 1. Nesta temporada, as equipes se enfrentaram pela fase de grupos, no estádio da Colina, e empataram em 1 a 1 em uma partida marcada por gols nos minutos finais: Erick Varão abriu o placar aos 48 minutos do segundo tempo para o Amazonas, e Kaio Wilker empatou aos 50 para o Nacional. No retrospecto geral, em 11 confrontos, são quatro vitórias aurinegras, duas azulinas e cinco empates.
Como chegam as equipes
Nas temporadas de 2024 e 2025, quando o Estadual voltou a ser disputado em primeiro e segundo turno, o Amazonas conquistou o Troféu Rio Negro nas duas oportunidades. Agora, a equipe busca o tricampeonato do turno e tenta dar mais um passo rumo ao terceiro título estadual, após as conquistas de 2023 e 2025.
Para isso, o time comandado por Márcio Fernandes aposta no ataque mais eficiente da competição, com nove gols marcados. Marcelo Cirino e Ezequiel Ivo são os principais artilheiros da equipe, com dois gols cada, enquanto Rafael Tavares lidera o ranking de assistências, com dois passes para gol.
O treinador pode ter desfalques importantes. O zagueiro Marcondes sentiu um desconforto na posterior da coxa esquerda poucos segundos antes da partida contra o Itacoatiara, enquanto o lateral-direito Iury deixou o campo de maca após sofrer falta aos seis minutos do primeiro tempo do mesmo jogo. Caso não tenham condições de atuar, Fabiano e Raylison devem iniciar a decisão como titulares.
Pelo lado do Nacional, Hernane e Rafa Marcos dividem a artilharia da equipe na competição, com dois gols cada. Nas assistências, o destaque é o lateral-esquerdo Miliano, também com dois passes decisivos. No entanto, ele está suspenso após receber o terceiro cartão amarelo na semifinal contra o Princesa do Solimões.
Além de Miliano, o volante Mardley e o meia Kaio Wilker também cumprem suspensão pelo acúmulo de cartões. Com isso, a tendência é que Wendel assuma a lateral esquerda, Rodrigo atue como volante e Ícaro Robert seja escalado no meio-campo. Rodrigo retorna após período de recuperação de lesão, enquanto Ícaro Robert vinha sendo opção no banco de reservas.
