Os estudantes que utilizam o transporte público já podem solicitar os créditos de gratuidade. O pedido pode ser feito mensalmente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus ou pelo site Sou Estudante, utilizando o CPF do aluno.
Os alunos que já possuem o cartão Passa Fácil Estudantil ativo de anos anteriores poderão utilizá-lo normalmente em 2026, não sendo necessária a emissão de um novo cartão.
Em 2026, mais de 332 mil alunos da rede pública estão aptos a solicitar a gratuidade. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), os dados foram importados automaticamente, o que garante mais rapidez e segurança no processo.

Validação do cartão
Para a atualização do cadastro e validação dos créditos não utilizados em 2025, os estudantes deverão solicitar novamente a gratuidade. Para isso, é necessário realizar um procedimento simples de atualização do cadastro, que consiste em encostar o cartão Passa Fácil Estudantil no validador por três vezes consecutivas, até que o equipamento conclua a atualização para o novo cadastro de 2026. O procedimento é obrigatório apenas na primeira utilização do cartão em 2026.
Rede privada e pública
As instituições de ensino da rede privada e do ensino superior são responsáveis por inserir os dados dos alunos matriculados no site ou estudante.sinetram.com.br. Após o envio das informações, o acompanhamento do cadastro deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo Sou Estudante Manaus.
Caso o aluno visualize a mensagem “CPF não encontrado” no aplicativo, deverá procurar a secretaria da instituição para correção dos dados.
Já os estudantes da rede pública não precisam realizar cadastro, pois as informações são importadas automaticamente pelo Sinetram por meio de integração com sistemas oficiais.

