O Amazonas está entre os estados onde o teste de baliza deixou de ser obrigatório nos exames práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança entrou em vigor no dia 1º de janeiro, após o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) adotar integralmente as novas regras estabelecidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A partir de agora, o exame passa a avaliar as habilidades gerais de condução do candidato, com foco na segurança no trânsito. Entre os estados onde o teste deixou de ser obrigatório estão:
- Amazonas (AM)
- São Paulo (SP)
- Espírito Santo (ES)
- Mato Grosso do Sul (MS)

Com a nova norma, a obrigatoriedade da manobra deixou de ter respaldo direto na legislação nacional, abrindo espaço para mudanças nos modelos de prova adotados pelos estados. A resolução reformula o processo de formação de condutores em todo o país, altera os critérios da prova prática de direção e deixa de exigir, de forma explícita, a realização do teste de baliza.
A partir das novas regras, o exame de direção passa a consistir na condução do veículo em um trajeto definido pelo Detran, sem a obrigatoriedade de manobras específicas, como a baliza.
