Segurança

Detran-AM alerta para golpe com sites falsos de inscrição na CNH Social; entenda 

De acordo com especialistas, golpistas criam páginas fraudulentas e cobram pagamentos indevidos; órgão reforça que o programa é gratuito e que as inscrições ocorrem apenas pelo site oficial

Escrito por Clara Gentil
25 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação/Internet

Em decorrência do aumento de golpes envolvendo sites falsos, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta a população sobre um novo esquema fraudulento relacionado às inscrições do projeto CNH Social. Segundo especialistas, os golpistas criam links de páginas falsas que induzem os usuários a realizarem pagamentos indevidos. 

A iniciativa é realizada desde 2021 pelo Governo do Amazonas e é totalmente gratuita. O Detran-AM reforça que os cidadãos devem ficar atentos ao endereço eletrônico acessado, já que o site oficial do projeto é detrancidadao.am.gov.br

O órgão esclarece ainda que não é cobrada nenhuma taxa em nenhuma etapa do processo, independentemente da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) escolhida.

Foto: Divulgação/Detran-AM

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, é fundamental que a população não clique em links suspeitos encaminhados por redes sociais ou outros meios de comunicação. Ele reforça que quaisquer dúvidas sobre o serviço devem ser esclarecidas exclusivamente pelos canais oficiais do órgão

“O usuário que estiver com dúvidas, entre em contato com os meios de comunicação oficiais do órgão, ou se direcionando ao Detran, para sanar qualquer incerteza”, alerta o diretor-presidente. 

Entenda como evitar golpes

Os interessados no projeto CNH Social têm sido direcionados a sites falsos, onde é iniciada uma conversa por meio de um suposto chat automático. Durante o atendimento fraudulento, são solicitados dados pessoais e, ao final do processo, é gerado um código Pix para pagamento, caracterizando o golpe.

Outro ponto importante é saber diferenciar os programas existentes. O CNH do Brasil foi lançado em dezembro de 2025 e tem como objetivo facilitar e reduzir os custos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Já o CNH Social integra o programa Detran Cidadão, lançado pelo Detran Amazonas em novembro de 2021, e oferece à população a oportunidade de obter a CNH de forma totalmente gratuita, sem cobrança de taxas em nenhuma etapa do processo.

Matérias relacionadas