Política

“Eu continuo com a mesma independência”, diz Diego Afonso ao Agente Político

Em entrevista ao programa Agente Político, do Diário da Capital, o vereador falou sobre as principais bandeiras de seu mandato e os desafios de manter posições firmes diante das constantes mudanças no cenário político do Amazonas

Escrito por Kataryne Dias
29 de dezembro de 2025
Foto: Diário da Capital - Programa Agente político e assessoria do parlamentar

Há mais de três anos exercendo mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Diego Afonso (UB) falou sobre sua trajetória política, rotina parlamentar e os principais desafios enfrentados no Legislativo Municipal. A entrevista foi concedida ao programa Agente Político, apresentado por Kataryne Dias, e exibido no dia 26 de dezembro, no canal do YouTube.

Durante a conversa, o parlamentar destacou o trabalho desenvolvido no plenário, no gabinete e nas comunidades, além de comentar as principais bandeiras defendidas ao longo do mandato e os desafios de manter posicionamentos firmes em um cenário político marcado por constantes mudanças. Para Diego Afonso, um dos principais pilares de sua atuação é continuar utilizando o mandato como instrumento para o desenvolvimento regional. 

Para o vereador, o transporte coletivo, a saúde e a segurança pública estão entre os problemas que mais demandam atenção política, por estarem diretamente interligados aos investimentos realizados. Apesar dos avanços registrados, ainda existem passivos, e cabe ao parlamentar defendê-los e cobrar soluções.  

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Ao ser questionado sobre sua relação e independência na Casa Legislativa, o parlamentar destacou que é da oposição e que pretende continuar votando de acordo com aquilo em que acredita. Segundo ele, agir com consciência tranquila sobre o que defende é fundamental, pois a independência é um valor muito caro na vida pública e política.  

“Eu continuo com a mesma independência, sempre votando naquilo em que eu acredito, com aquilo que a gente possa realmente ter a consciência tranquila sobre o que defendi. E sempre foi assim na minha vida. A independência é sempre muito cara na vida pública. Quando você tem independência, é porque ninguém vai mandar no seu voto, mesmo havendo uma hierarquia partidária.” destacou Afonso. 

Confira a entrevista completa em: 

Matérias relacionadas