A conselheira Yara Amazônia Lins tomou posse, nesta segunda-feira (1º/12), na presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2026-2027. A cerimônia aconteceu no auditório da Corte, em Manaus, e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de servidores, familiares e convidados.
A nova posse marca um capítulo inédito na história do TCE-AM, já que será a primeira vez que um conselheiro assumirá a presidência da instituição por três mandatos. A recondução reforça ainda outro marco: Yara Lins foi a primeira mulher a presidir o TCE-AM e também a primeira a ser reeleita para o cargo. Durante o discurso, a presidente destacou a emoção pelo momento. “Eu me sinto profundamente lisonjeada e emocionada por este momento histórico. Agradeço meus pares por, mais uma vez, pela terceira vez, assumindo a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. E essa missão grandiosa a mim, enviada, eu aceito com muita responsabilidade, com humildade, agradecendo a Deus”, afirmou.

Questionada pela imprensa acerca das prioridades da gestão, a conselheira-presidente afirmou que suas principais metas estão definidas.
“As prioridades são celeridade, transparência e cada vez mais o tribunal vai ser presente nas ações, dando toda a ênfase no cumprimento das responsabilidades constitucionais, no rigor das administrações públicas no geral, municípios e capital, com relação à aplicação do dinheiro público”, explicou.
Na mesma sessão, o colegiado definiu a nova composição da Mesa Diretora.
- Conselheiro Josué Cláudio Neto será o vice-presidente;
- Luis Fabian Barbosa atuará como Corregedor;
- Mário de Mello seguirá na Ouvidoria;
- O conselheiro Júlio Pinheiro continuará à frente da Escola de Contas Públicas (ECP), iniciando sua terceira passagem pela coordenação.
