Após quase uma década, o Campeonato Amazonense 2026 terá início antes da primeira quinzena de janeiro. Mais precisamente no dia 10/01 com um jogo de abertura entre Amazonas x São Raimundo. O que observei analisando bem a tabela detalhada divulgada pela Federação Amazonense é a cronologia dos confrontos.
Muitos torcedores brigam, há anos, pelas mesmas questões: iluminação nos estádios e jogos à tarde no meio de semana. Uma máxima que ouço há anos, explico há anos e passei a entender o contexto de tudo. Naturalmente, muitos querem sugerir até mesmo o tal “melhor dia” pra se ter jogo, porém não é bem por aí. Vamos aos fatos.
Na edição do Barezão 2026 teremos dois turnos de novo, os classificatórios serão divididos em quatro rodadas no primeiro turno e três rodadas no segundo. Desses jogos, teremos dois às segundas-feiras à noite, ou seja, jogos noturnos e em um dia tão comum quanto os jogos do Amazonas na série B e que a torcida ia hein?!
Até a terceira rodada do primeiro turno, teremos jogos aos fins de semana, sábado ou domingo. Jogos no interior e em horários alternados. Para a imprensa, tem rodada dupla na Arena logo na primeira rodada, o que, na minha opinião, nos facilita até mesmo a vida.
O calendário ficou espaçado e dentro da possibilidade de encaixar com tranquilidade os jogos da Copa do Brasil e Copa Verde em que teremos disputa de times amazonenses. De certa forma, foi possível notar que as datas estão dentro do contexto que temos disponíveis. Eu particularmente gostei da forma que arrumaram.
A edição do Barezão 2026 precisa ser épica e mais competitiva do que foi em 2025. Precisamos de jogos com mais qualidade técnica, a questão da visibilidade é um fator vencido, precisamos nos preocupar que todos vejam a competição e é até por isso que até o momento não temos definição de nenhuma emissora detentora para transmissão das partidas, o que pode demonstrar uma forma diferente de divulgar o Barezão, assim esperamos né?
A bem da verdade é que 2026 será um ano com mais calendário para os times amazonenses e mais chances de mostrarem o futebol deles com bons jogos e competitivos duelos dentro de campo. O campeonato amazonense precisa acertar mais naquilo que vem errando há anos, aproximar o torcedor, divulgar bem entre os clubes mesmo. E é fundamental darmos a devida atenção para as questões que envolvem os clubes.
O Barezão 2026 tem tudo para ser o maior estadual de todos os tempos da nossa região, e é preciso saber fazer isso numa união grande que passa pela imprensa, FAF, clubes e claro, o público.
Colunista
Larissa Balieiro
Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.
