Política

Aprovação das contas de 2021 da Prefeitura de Manaus gera debate entre vereadores na CMM 

A aprovação do Projeto de Decreto Legislativo, nesta quarta-feira (26), gerou debate entre parlamentares da base e da oposição, que questionaram a votação

Escrito por Kataryne Dias
26 de novembro de 2025
Fotos: Divulgação

Após a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que valida a Prestação de Contas da Prefeitura de Manaus referente ao exercício de 2021, de responsabilidade do prefeito David Almeida (Avante), parlamentares se manifestaram sobre o resultado da votação durante a 107ª sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira (26/11). 

O vereador Coronel Rosses (PL) destacou que, apesar das ressalvas apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Executivo Municipal não teria cumprido nenhuma delas. Para o parlamentar, essa postura demonstra “descaso do prefeito com a Justiça” e reforça a percepção de que, mesmo já em 2025, a prefeitura de Manaus não apresenta resultados expressivos na capital.

“Isso mostra o descaso do prefeito com a Justiça, até mesmo com o Tribunal de Contas do Amazonas, que apresentou essas recomendações, e o prefeito faz as coisas do jeito que ele acha que deve fazer. Já estamos no final de 2025 e o que foi feito? Nada!”, questionou Rosses. 

Coronel Rosses (PL) — Foto: Divulgação/CMM

Durante a manifestação, o parlamentar também lamentou a mudança de postura de três vereadores que antes integravam a oposição, mas que agora votam alinhados à base do prefeito. Segundo ele, essa movimentação “entristece a oposição” e faz parte da estratégia do prefeito David Almeida (Avante) de “captar mais pessoas para compor sua base”.

O vereador Capitão Carpê (PL) também se posicionou após a aprovação das contas, afirmando que a base aliada do prefeito atua para “blindar” a falta de transparência da Prefeitura de Manaus e minimizar questionamentos sobre o uso dos recursos públicos.

Para o parlamentar, o objetivo da base é “desestabilizar a oposição”, enquanto os vereadores fundamentam suas críticas em dados técnicos e nas discussões apresentadas em plenário. Carpê destacou ainda que os gastos da prefeitura com mídia e publicidade teriam triplicado em 2021, o que, na avaliação dele, demonstra não apenas o descumprimento, mas também o desrespeito às recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Capitão Carpê (PL) — Foto: Divulgação/CMM 

Além disso, criticou tentativas de parlamentares da base do prefeito de afirmar que a oposição “faltou com a verdade”, argumento que ele classificou como incorreto. 

“A Câmara de Manaus fica a ver navios. Aquilo que deveria ser um órgão competente para fiscalizar a Prefeitura e tentar controlar aquilo, na verdade, tem servido como um carimbador da falta de transparência por parte da Prefeitura, tudo isso com a anuência da base do prefeito”, dispara Carpê. 

Manifestações entre parlamentares 

Em defesa da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo, o líder do prefeito na Câmara, vereador Eduardo Alfaia (Avante), reforçou a legitimidade do resultado. Ele destacou que o TCE-AM emitiu parecer favorável às contas do Executivo municipal no ano de 2021. 

Segundo o vereador, o embate ocorrido em plenário se deu porque, na avaliação dele, a oposição apresentou “colocações desprovidas da verdade”.

“Colocações que a oposição fez foram todas totalmente desprovidas da verdade, foram discursos, na verdade, mais politiqueiros, nada com uma fundamentação nem técnica e nem com base no relatório (…). É importante salientar que, desde a primeira gestão do prefeito David, tem tido muita responsabilidade com cada centavo do contribuinte”, concluiu Alfaia. 

Eduardo Alfaia (Avante) — Foto: Divulgação 

Além disso, o parlamentar destacou ainda que, desde o primeiro mandato do prefeito David Almeida (Avante), ele tem atuado com responsabilidade fiscal e transparência no uso dos recursos públicos. O que para ele, os relatórios, pareceres e demais documentos que compõem a prestação de contas demonstram o compromisso do Executivo Municipal com a população e a seriedade na gestão dos serviços públicos da cidade de Manaus. 

Matérias relacionadas